Pular para o conteúdo

As panelas são utensílios domésticos indispensáveis na rotina de qualquer um. Elas estão sempre presentes e investir em uma panela de boa qualidade pode fazer toda a diferença e impactar diretamente na qualidade do alimento. É o caso da panela de ferro, feitas com material de altíssima qualidade e que garantem durabilidade e muita praticidade no dia a dia. Neste guia completo, traremos muitas informações relevantes a respeito dessa panela que irá te acompanhar durante toda a vida.

O que são as panelas de ferro?

Panelas de ferro são as panelas feitas como ferro e outros materiais igualmente resistentes. Elas possuem maior rigidez e graças a isso duram muito mais tempo do que panelas de alumínio ou inox, por exemplo. Elas são fáceis de higienizar e muitas pessoas não as trocam por nenhuma outra, dada suas qualidades.

A panela de ferro é uma excelente aliada no dia a dia, pois prepara os alimentos com rapidez, segurança e garante um sabor incomparável. O ferro ajuda a manter o sabor mais intenso e o preserva por muito mais tempo.

Graças a alta tecnologia com que essas panelas são feitas, elas trazem, ainda, benefícios para a saúde, pois não liberam nos alimentos substâncias que podem causar mal ou prejudicar a saúde a longo prazo.

Vale a pena investir em uma panela de ferro?

Algumas pessoas,  por diversas questões, nunca se permitiram viver a experiência de cozinhar nesse tipo de panela, seja por achar que elas custam caro, ou simplesmente pelo tradicionalismo de usar panelas feitas de outro material.

Poder vivenciar a experiência de ter uma panela de ferro e preparar seus alimentos nela fará com que você se apaixone e não queira mais usar nenhuma outra panela.

Quais as vantagens de adquirir uma panela de ferro?

Uma panela de ferro possui propriedades benéficas, tanto para o uso quanto para a saúde. Elas são pensadas e projetadas para proporcionar segurança, praticidade e ainda beneficiar aqueles que consomem os alimentos preparados nela. A seguir separamos algumas vantagens de adquirir uma panela de ferro, que podem ser decisivas para você no momento de escolher seu próximo jogo de panelas.

Durabilidade

As panelas de ferro são projetadas para durar uma vida toda. O ferro é um material extremamente resistente, que não arranha com facilidade, e são capazes de suportar anos de uso.

Manutenção

Diferente das panelas de alumínio e inox, por exemplo, a panela de ferro não precisa ser lavadas com esponja de aço sempre que for usada, aliás, esse tipo de cuidado é praticamente indispensável com as panelas de ferro. Elas são fáceis de limpar e só precisam ser guardadas em local seco e arejado.

Benefícios para a saúde

Os alimentos, quando preparados em panelas de ferro, absorvem muito mais nutrientes do que quando preparados em panelas de outros materiais. As panelas mantém os níveis de ferro nos alimentos e, consequentemente, repõe as quantidades de minerais no organismo. O ferro é extremamente importante no combate à doenças e mantém o corpo saudável e pronto para lutar contra diversos problemas de saúde. É importante salientar que para isso é necessário utilizar as panelas todos os dias, pois a quantidade de ferro liberada nos alimentos é pouca, por isso ter uma panela de ferro presente no seu dia a dia fará toda a diferença.

Intensidade do sabor

Assim como os alimentos preparados no fogão à lenha, os alimentos feitos em panelas de ferro possuem sabor mais intenso e muito especial. Os alimentos preparados na panela de ferro precisam de um tempo maior de cocção, portanto, o alimento fica mais tempo imerso em temperos e é cozido lentamente. Isso contribui para a intensificação dos sabores e  maior aproveitamento de cada item presente na panela. O mesmo não acontece em panelas de alumínio, que reduzem o tempo de cocção e não permitem que os alimentos sejam saborizados em sua totalidade.

Retenção de calor

As panelas de ferro possuem uma grande vantagem em relação às panelas de alumínio, por exemplo: elas retém calor por muito mais tempo. O alumínio, por ser um material mais fino, perde calor rapidamente, ao contrário da panela de ferro, que retém o calor e mantém o alimento em temperatura agradável por um período muito mais longo.

Não contém substâncias como PFC

As panelas antiaderentes são revestidas com um componente químico conhecido como PFC (perfluorocarbonos). Esse produto está diretamente relacionado com doenças sérias como o câncer, menopausa, questões relacionadas ao mal desenvolvimento, etc. E quando submetidos ao calor excessivo essa substância causa um mal incalculável para a saúde, pois são transferidas ao alimento e, consequentemente, ao organismo. A panela de ferro, por sua vez, é livre de PFC e não causa danos ao organismo humano.

Quanto tempo dura uma panela de ferro?

A panela de ferro é feita para durar décadas! O grande segredo está na forma como será conservada. Quando bem higienizadas e conservadas de forma correta, as panelas podem durar muitos e muitos anos, e inclusive se tornar um item de família, passado de uma geração para a outra.

Comprar panelas de ferro é a garantia de que não será necessário se preocupar em repô-las nem tão cedo, afinal sua durabilidade é incontestável.

Mitos e verdades sobre a panela de ferro

As panelas de ferro ainda são consideradas antigas e relacionadas às gerações passadas, o que é uma pena. As inúmeras vantagens da panela de ferro ainda não são do conhecimento de todos, e por isso existem muitas dúvidas e mitos acerca dela. Por isso, separamos alguns mitos e verdades que podem ser esclarecedores e mudar a forma como você irá enxergar essa preciosidade a partir de hoje.

Cozinhar em panela de ferro traz mais nutrientes ao alimento: Verdade!

Essa é uma grande verdade a respeito da panela de ferro: deixar os alimentos ainda mais ricos em ferro e trazer ainda mais benefícios à saúde.

Panelas de ferro são inquebráveis: Mito!

Apesar de as panelas de ferro serem muito resistentes e duráveis, elas podem, sim, se quebrar, se não manuseadas com cuidado e quando sofrem quedas ou grandes impactos.

Panela de ferro esquenta muito rápido: Mito!

A panela de ferro, apesar de reter o calor por muito mais tempo, não atinge altas temperaturas rapidamente. Ela leva determinado tempo para atingir certa temperatura, portanto o risco de queimaduras é muito menor.

A panela de ferro pode ser lavada com sabão: Verdade!

Muitas pessoas dizem que lavar a panela de ferro com sabão pode remover a película protetora da panela, mas isso é um grande engano. A recomendação é que as panelas sejam lavadas com sabão neutro, preferencialmente acompanhadas de água quente. Elas são fáceis de limpar e se mantêm conservadas por muito mais tempo quando lavadas da forma correta. Lembrando que não é necessário esfregá-las com esponja de aço.

É sempre importante pesquisar informações a respeito das panelas para que seu uso seja correto e a qualidade otimizada. Usando da forma correta é possível usufruir do melhor que as panelas de ferro têm a oferecer.

Cuidados necessários com a panela de ferro

Apesar de seus inúmeros benefícios, é importante tomar alguns cuidados básicos quanto a utilização da panela de ferro. É importante tomar muito cuidado quanto à ferrugem nas panelas. A ferrugem se forma quando uma pequena quantidade de água é deixada na panela por muito tempo, o que acontece quando o processo de secagem não acontece da maneira correta, ou as panelas são guardadas ainda molhadas. A água forma a ferrugem, que corrói a camada superficial da panela num processo de oxidação, e apresenta riscos sérios à saúde. Esse processo de oxidação pode corromper completamente a qualidade das panelas e colocá-las a perder completamente.

É imprescindível que as panelas sejam guardadas sempre secas, e em local arejado, para que possam ser usadas por mais tempo e não precisem ser descartadas antes de seu tempo de vida útil se encerrar.

Caso perceba que consumiu algum alimento preparado em uma panela de ferro com marcas deixadas pela ferrugem, fique atento aos sinais de seu corpo e procure um médico caso seja necessário. Uma boa recomendação é suplementar a alimentação com zinco. Caso tenha sintomas mais graves, procure atendimento médico emergencial.

Como remover a ferrugem da minha panela de ferro?

A ferrugem, quando presente na panela, pode alterar o sabor do alimento, deixando-o com sabor amargo e bastante desagradável ao paladar. Caso perceba e a quantidade de ferrugem na superfície de sua panela for pequena, é possível remover a ferrugem com o auxílio de uma pequena esponja de aço. Deixe a panela descansar com uma pequena quantidade de água e sabão neutro, e depois passe a esponja sobre a ferrugem até que ela seja removida completamente da superfície da panela. Essa simples atitude pode prolongar o tempo de vida útil de sua panela e fazer com que ela se torne novamente segura para o preparo dos alimentos. E não se esqueça de secá-la muito bem antes de guardá-la novamente.

Como saber se a panela realmente é feita de ferro?

Esta é uma preocupação comum entre os consumidores que buscam panelas de qualidade e querem renovar completamente seu jogo de panelas, optando por opções mais viáveis e vantajosas, como é o caso das panelas de ferro. Um cuidado básico que se deve tomar é estar atento ao vendedor. Compre sempre de vendedores confiáveis, de credibilidade e que já estão solidificados no mercado das vendas há mais tempo. Esses vendedores poderão te dar um suporte caso algo aconteça com suas panelas, e isso é muito importante.

Outro fator relevante é estar atento à coloração das panelas. As panelas de ferro, em sua grande maioria, são de cor escura. Desconfie de panelas ditas de ferro com coloração clara, e aparentemente frágeis. Escolher uma panela de ferro legítima poderá te poupar de preocupações futuras e perdas financeiras irreparáveis.

Existe alguma contraindicação quanto ao uso de panelas de ferro?

As panelas de ferro são verdadeiras jóias na cozinha, e podem transformar completamente a vida de quem as tem. Mas existe uma pequena contraindicação quanto ao seu uso que deve ser levado em conta: o armazenamento de alimentos em seu interior por muito tempo.

Muitos brasileiros possuem o costume de armazenar os alimentos na geladeira ainda dentro das panelas, sem medir as consequências desse pequeno ato, que podem ser desastrosas. No caso das panelas de ferro, manter os alimentos em seu interior conservados na geladeira pode fazer com que as panelas liberem uma quantidade exagerada de ferro nos alimentos. Esse ferro em excesso pode ser prejudicial e causar problemas à saúde.

A recomendação é sempre transferir os alimentos para recipientes de outro material como vidro ou plástico, e manter os alimentos dentro das panelas de ferro somente durante o período das refeições. Essa regra é válida para panelas de todos os tipos de material, e segui-la poderá preservar a sua saúde e a de sua família.

Considerações finais

Preparar uma refeição para alguém não se trata apenas de alimentar o corpo físico e cumprir uma das tarefas presentes na lista de itens de sobrevivência. Cozinhar é um ato de amor! E usar panelas de ferro que irão mudar completamente sua forma de se comportar na cozinha e caminhar lado a lado ao seu talento, será algo revolucionário!

Uma panela de ferro é um item indispensável na vida de quem busca praticidade, segurança e benefícios na cozinha, e pode elevar em níveis muito altos sua gastronomia e o sabor de seus alimentos. Comece agora mesmo a procurar a panela de ferro ideal para seu estilo de cozinha! Elas estão disponíveis em vários tamanhos, inclusive como frigideiras, e estão prontas para se tornarem aliadas diárias na missão de levar amor através da comida.

Não se esqueça de cuidar de sua panela de ferro da forma aqui ensinada, de guardá-la em local seco e arejado, e de compartilhar com amigos e família o quanto é especial poder cozinhar em panelas de ferro.

Tenha em sua mesa alimentos cheios de história, amor, sabor intenso, calor na medida certa e com benefícios para a saúde, e esteja pronto para receber todos os elogios do mundo com a sua mais nova panela de ferro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.