Pular para o conteúdo

Antes de tudo temos algo para te dizer: Parabéns! Parabéns, pois provavelmente você acabou de adquirir a sua panela de ferro e com isso, deve estar muito ansioso para usá-la pela primeira vez. Mas existem alguns cuidados que você deve tomar, como curar panela de ferro, por exemplo.

Saber como curar panela de ferro é essencial para que a sua panela tenha a durabilidade que você espera. Se for bem cuidada, ela pode durar a vida inteira e até mesmo ser passada para as próximas gerações.

Além da durabilidade, existem muitos benefícios em cozinhar na panela de ferro. Um dos mais conhecidos é a liberação de ferro no cozimento, proporcionando para o alimento níveis apropriados de ferro e consequentemente, ao comer alimentos preparados na panela de ferro, o seu corpo também se beneficia do ferro, evitando assim problemas como a anemia.

Você já deve ter notado que a panela de ferro não é uma panela qualquer e por isso, ela exige atenção especial. Esse artigo vai te ajudar a entender como curar panela de ferro e como realizar outras manutenções necessárias nesse tipo de panela.

Diferentes tipo de fabricação

Existem basicamente 2 tipos de fabricação e cura usadas pelas fundições. E esses 2 tipos de fabricação determinam como curar a panela de ferro.

Panelas de ferro Santana

O método de fabricação das panelas de ferro da Fundição Santana é único e exclusivo no Brasil. As panelas, após estarem quase prontas, são levadas a um forno em altíssima temperatura para que seus poros se dilatem. Nesse momento, recebem uma solução líquida de óleo vegetal.

Assim que a panela esfria a solução fica impregnada em todas as paredes da panela.

Panelas de Ferro Libaneza, Fumil e outras marcas

Mas como é feita a cura na Fundição Libaneza, Fumil e outras marcas?

Nessas outras fundições o método é diferente. As panelas recebem uma fina camada de tinta atóxica à base de água. Essa “tinta” tem a função de proteger o ferro fundido.

Veja como curar panela de ferro

A cura ou temperagem de uma panela de ferro, consiste em criar camadas de óleo com o objetivo de criar uma proteção extra para o ferro fundido. Geralmente as fábricas costumam fazer uma cura (como explicado acima), mas para que a sua panela se mantenha por mais tempo, é importante que você também mantenha a cura em casa.

Primeira lavagem antes da cura

Se você acabou de comprar a sua panela de ferro, a primeira coisa que você deve fazer é lavar a panela. Esta lavagem será um pouco diferente da manutenção diária, porque você deve fazê-la com água quente e sabão neutro.

Talvez você já tenha ouvido falar que não se deve usar sabão em ferro fundido, mas isso não é exatamente verdade. Quando se trata de panelas de ferro, usar um pouco de água e sabão é uma coisa boa.

Esta primeira lavagem remove resíduos de fábrica ou pedaços de ferrugem (naturais em panelas de ferro fundido). Certifique-se de enxaguar e secar bem a panela após esta primeira lavagem. Você pode repetir esse processo mais 1x.

Curar a panela de ferro fundido

Agora que sua panela está limpa e seca, passe óleo de cozinha por dentro e por fora, incluindo a alça e tampa.

A chave aqui é passar todo o óleo, mas depois espalhar (com um papel toalha) tão bem que a panela não parece mais nem um pouco gordurosa. Mesmo uma pequena quantidade de óleo em excesso na panela pode acumular durante o tempero, formando pequenas gotas endurecidas na superfície de cozimento ou ficar pegajosa se não for usada por alguns dias.

Como curar panela de ferro (passando óleo)

Passando uma fina camada em toda superfície da panela ou frigideira (Créditos da imagem: Joe Lingeman)

Curar no fogo (chama direta) ou no forno?

Depois que passar o óleo, chegou a hora de curar a panela de ferro no fogo. Algumas pessoas realizam a cura na boca do fogão e isso pode ser muito eficaz. Mas outras preferem aquecer a panela no forno, visto que o calor é distribuído de modo uniforme na panela.

Nossa recomendação: faça no forno e não na chama direta. Motivo: Uma panela de ferro pode conter microfraturas internas e a cura  na chama direta (no fogo) pode dilatar muito rapidamente o metal (já que ela estará vazia), ocasionando rachaduras grandes na panela.

Como curar panela de ferro (forno)

Frigideira ou panela untada com óleo vegetal curando no forno (Créditos da imagem: Joe Lingeman)

Repita por pelo menos 10 vezes

Para uma panela nova, esse processo de cura deve ser repetido sempre após o uso, por pelo menos 10 vezes ao longo de 6 meses. Quanto mais você repetir esse processo, mais espaçado pode ser a repetição entre uma cura e outra. Você vai perceber que sua panela começará a ficar mais lisa.

Local ideal para armazenar suas panelas de ferro

Onde você armazena sua panela de ferro fundido é muito menos importante do que como você armazena a sua panela de ferro fundido.

Primeiro, sua  panela de ferro fundido deve estar sempre seca antes de empilhá-la ou pendurá-la. A ferrugem é inimiga da panela de ferro e guardar sua panela molhada ou úmida é uma ótima forma de conseguir que ela enferruje. Portanto, seque-a no forno ou fogão após uso.

Em segundo lugar, se você pretende guardar a sua panela de ferro empilhada com outras panelas, você deve colocar uma toalha de papel em cima da panela e embaixo, para que a toalha absorva qualquer possível umidade e proteja a superfície da panela

Por que curar panela de ferro fundido?

A cura da panela ajudará em dois aspectos principais:

  1. A panela passará a enferrujar menos, já que sempre estará com uma fina camada de óleo vegetal sobre sua superfície. E o óleo repele a água.
  2. A fina camada de óleo vegetal faz com que sua panela seja menos aderente e grude cada vez menos os alimentos nela. É a velha frase em ação mas um pouco modificada: “Panela velha é que faz comida boa” alterada para Panela usada e curada é que faz comida boa”.

Manutenção da panela de ferro

Além dos cuidados iniciais e com armazenamento que você precisa ter com a sua panela de ferro, você precisa saber como cuidar dela no dia a dia.

Depois que usar a sua panela de ferro, sempre lave-a com um pouco de sabão e uma esponja macia (apenas a parte amarela da bucha), ou com uma escovinha que não seja áspera para retirar resíduos mais resistentes. Nunca use bombril, garfo, palha de aço, escova com cerdas de metal, etc.

Nunca use bombril ou material abrasivo

Nunca use Bombril ou material abrasivo para retirar ferrugem

Além disso, você deve secar a panela e colocar em prática as dicas que aprendeu sobre como curar panela de ferro e passar uma camada fina de óleo na panela e levar ao forno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.