Pular para o conteúdo

Churrasqueira Gengiskan: tudo que você precisa saber

Quem é que não adora um bom churrasco feito da maneira certa? Comer uma boa carne ou vegetal preparado na churrasqueira, em um momento de união com a família e os amigos, acompanhado de outros pratos é o momento perfeito para milhões de pessoas. E ter materiais adequados para o preparo do churrasco, como uma churrasqueira de qualidade, faz toda a diferença e eleva os níveis de qualidade de maneira indescritível. Para essa missão de transformar os alimentos e dar a eles o sabor defumado que o churrasco proporciona, muitas pessoas contam com a ajuda da churrasqueira Gengis khan, uma churrasqueira que veio revolucionar sua forma de fazer churrasco.

Pensando nisso, separamos aqui todas as informações mais relevantes a respeito dessa churrasqueira tão única e tudo o que você precisa saber a respeito dela.

O que é a churrasqueira Gengiskan?

Este modelo de churrasqueira ainda desperta muita curiosidade e dúvida entre os amantes de um bom churrasco, mas não se preocupe, pois hoje tiraremos todas as suas dúvidas.

A churrasqueira Gengiskan, apesar de seu nome complexo (também chamada de gengiscan, gengiskan e até genjiskan e churrasqueira japonesa ou churrasqueira coreana), nada mais é do que uma panela funda de ferro com uma grelha em sua superfície, funcionando como uma espécie de tampa. Essa grelha pode ser inclinada ou reta, e serve para colocar a carne disposta sobre ela. Essa panela irá servir como um braseiro, ou seja, em seu interior é colocado o carvão que irá fazer com que a carne asse. Simples, não é?! Além de seu layout simples e fácil de ser explicado, a Gengiskan traz consigo inúmeros benefícios no preparo de alimentos defumados.

Peças de uma churrasqueira Gengiskan

Peças da Churrasqueira Gengiskan
Churrasqueira Gengiskan de 6 peças

A churrasqueira Gengiskan completa é composta de 6 peças.

    1. Base com entrada de ar: em sua base há uma abertura para entrada e saída de ar.
    2. Corpo ou panela: é onde se coloca o carvão e/ou lenha
    3. Suporte para espeto: os suportes são removíveis e é onde se apoia os espetos
    4. Chapa de ferro redonda: é usada para fritar carnes, legumes e peixes
    5. Grelha reta: é usada para grelhar carnes, legumes e peixes
    6. Grelha arredondada ou inclinada: é usada para grelhar carnes ao modo coreano de fazer churrasco.

É importante notar que há modelos mais simples com menos peças.

Como usar a churrasqueira Gengiskan?

Apesar de parecer complexa, usar uma churrasqueira Gengiskan pode ser uma tarefa bastante simples. A churrasqueira é composta de uma “panela” para colocar o carvão, chapa reta, grelha reta,  grelha inclinada e suportes para espeto.

Churrasqueira Gengiskan como usar

Passo 1:

Coloque carvão dentro do corpo da churrasqueira e espera formar brasa. Você pode ligar um pequeno ventilador ou um secador de cabelo próximo da entrada de ar.

Passo 2: 

Com a brasa já formada, coloque o acessório que você preferir (chapa reta, grelha reta, grelha inclinada e suporte para espto).

Passo 3:

Disponha os alimentos que serão assados na churrasqueira

Passo 4:

Saborear sua comida!

Lembrando que as churrasqueiras Gengiskan são recomendadas para churrascos que atendam um menor número de pessoas, pois elas não são tão grandes, e comportam uma pequena quantidade de alimento em sua superfície. Costuma vir com alguns acessórios como chapa, grelha inclinada para colocar os alimentos.

Churrasqueira gengiskan com carne na grelha reta

Razões para investir em uma churrasqueira Gengiskan

A Gengiskan é muito querida pelos churrasqueiros que adoram unir qualidade e praticidade, pois elas são compactas, não ocupam muito espaço e também não dependem de uma grande quantidade de carvão para acendê-la. Além disso, existe uma enorme variedade de alimentos que podem ser preparados nela, como peixes grelhados, carnes, legumes, aves e muito mais.

Separamos a seguir algumas das principais razões pelas quais ter uma churrasqueira Gengiskan pode fazer toda a diferença em seu dia a dia.

Praticidade

Muitas pessoas, ao pensar em churrasco, pensam em todo o trabalho que envolve prepará-lo: encontrar um espaço onde a churrasqueira possa ser posta, limpar a grelha, comprar sacos e mais sacos de carvão, acendê-la, esperar o tempo de cocção das carnes etc. E em pensar em todas as etapas que antecedem o momento de degustar deliciosas carnes preparadas, acabam desistindo. A Gengiskan permite que o churrasco seja preparado de forma rápida, prática e sem muito trabalho, afinal elas são compactas, não fazem sujeira e podem ser montadas em qualquer lugar. A praticidade, sem dúvida, é uma das principais razões pelas quais cada vez mais pessoas vêm optando pela churrasqueira Gengiskan.

Rapidez

Por se tratar de uma churrasqueira muito mais compacta do que a maioria, preparar um churrasco ou outro alimento em uma Gengiskan é sempre sinônimo de rapidez. Os alimentos ficam prontos em poucos minutos e o sabor é incrível.

Intensidade do sabor

Os alimentos preparados em churrasqueiras Gengiskan possuem um sabor intenso, único e especial, muito característico de panelas feitas à base de ferro, além do sabor especial de defumado que é capaz de transformar completamente os alimentos.

Como higienizar uma Gengiskan?

As panelas e outros utensílios de cozinha feitos de ferro são conhecidos pela facilidade de higienização, assim como a churrasqueira Gengiskan. É possível lavá-las usando apenas desengordurante, tanto na grelha quanto no braseiro, com o auxílio de uma esponja macia. Use água corrente, e seque-a bem antes de guardar. Jamais guarde sua Gengiskan ainda molhada, pois ela pode enferrujar e se tornar imprópria para uso. Certifique-se também de limpá-la corretamente, para que não se acumulem resquícios de alimentos e haja proliferação de bactérias que podem causar danos à saúde.

Uma churrasqueira diferenciada

A churrasqueira Gengiskan chama muito a atenção pois ela oferece muitos diferenciais aos seus usuários. Um ponto muito marcante é o seu design, por exemplo. Essa semelhança com um capacete oriental de guerra torna a churrasqueira muito autêntica e diferente do que estamos acostumados a ver. Além disso, é possível servir os alimentos preparados nela colocando a churrasqueira diretamente no centro da mesa, para que as pessoas possam se servir. Já pensou que demais poder acompanhar o processo de cocção das carnes assim, tão de perto?! Essa praticidade, tamanho compacto e simplicidade da Gengiskan faz com que a experiência de utilizá-la se torne muito especial.

Quer preparar um churrasco em seu apartamento? A Gengiskan pode te ajudar!

Morar em apartamento tem sido a grande alternativa de diversas pessoas e famílias no Brasil. Eles oferecem maior segurança e são mais acessíveis quando o assunto é adquirir um imóvel. Porém, morar em apartamento pode privar essas pessoas de acontecimentos simples do cotidiano, como o preparo de um churrasco, por exemplo. Devido à falta de espaço, muitas pessoas acabam se abstendo do prazer de comer um alimento preparado em uma churrasqueira, com o sabor único de defumado que ela traz.

Ter uma Gengiskan pode ser a alternativa mais viável para quem quer matar a saudade de um bom churrasco em seu apartamento! Elas podem ser colocadas em qualquer lugar, não fazem sujeira, são excelentes no preparo dos alimentos e perfeitas para esse tipo de ambiente. Aproveite para enviar essa dica para aquele amigo que mora em apartamento e já não prepara um churrasco em casa há um bom tempo. Certamente ele ficará muito grato e irá procurar por uma Gengiskan hoje mesmo!

 

Cuidados básicos com o preparo de alimentos na churrasqueira Gengiskan

Preparar um bom churrasco, um qualquer outro alimento em uma churrasqueira Gengiskan pode não ser tão simples para quem está tendo um primeiro contato com superfícies de ferro. As grelhas feitas com esse material costumam atingir temperaturas muito elevadas, e colocar as carnes na grelha no momento errado ou sem que elas tenham sido previamente preparadas pode fazer com que os alimentos queimem e precisem ser descartados.

Por isso é importante estar atento a alguns cuidados antes de iniciar o preparo de seu primeiro churrasco em uma Gengiskan. Muitas pessoas gostam de passar uma camada fina de óleo vegetal sobre a superfície da grelha antes de colocar os alimentos sobre ela, para evitar que os alimentos grudem. Essa dica pode ser interessante e evitar a perda do alimento.

Como me certificar de que realmente estou comprando uma Gengiskan?

Na hora de comprar sua churrasqueira, pode ser que haja algumas dúvidas a respeito da originalidade da churrasqueira, por exemplo. Uma dica simples que pode ser útil é lembrar-se sempre do formato único que essas churrasqueiras possuem! Não saia de casa sem ter em mente a  figura dessa churrasqueira, e lembre-se do que deu origem a ela: os velhos capacetes de guerra que salvaram os soldados em diversos sentidos, inclusive culinários!

Outra dica é sempre procurar por vendedores confiáveis e de credibilidade. Não compre uma Gengiskan em lugares que não passem confiança e credibilidade e não garantam a qualidade do produto. Procure sempre por redes que já estejam consolidadas no mercado de produtos de ferro e pesquise pelos melhores, para evitar frustrações com relação à sua aquisição.

Vale ainda, pesquisar previamente a opinião de antigos compradores sobre a experiência de compra e a qualidade do produto. Ter um feedback anterior ajuda a dar mais segurança à sua compra e torná-la mais sólida e segura.

A Churrasqueira Gengiskan é ideal para ocasiões com poucas pessoas

Uma das características mais marcantes da churrasqueira Gengiskan é seu tamanho, e o fato de ser compacta e ocupar pouco espaço. Aliado a isso, está o fato de ela não ser capaz de preparar uma grande quantidade de carnes, ou seja qual for o alimento que esteja sendo preparado nela. Portanto, lembre-se que elas são pensadas para preparar churrascos para poucas pessoas. Caso queira receber um grupo maior, é importante iniciar o preparo das carnes com antecedência e ser um pouco paciente para aguardar que todos possam se servir e se sentir satisfeitos.

Vantagens e desvantagens da churrasqueira Gengiskan

Como o título promete, trouxemos aqui tudo o que você precisa saber a respeito da Gengiskan, portanto separamos as vantagens e desvantagens de adquirir esse item tão especial e cheio de personalidade.

Vantagens

A churrasqueira Gengiskan proporciona aos seus usuários muita praticidade. Ela é leve, fácil de transportar, compacta e prepara os alimentos com maestria, dando a eles o sabor defumado especial e muito característico de todos os churrascos.

Desvantagens

Infelizmente, em alguns modelos não é possível assar espetos em uma Gengiskan, pois seu formato inclinado de grelha não permite que os espetos se acomodem da forma correta e assem uniformemente. Mas há alguns modelos que driblaram esse inconveniente (veja esse modelo de gengiskhan com suporte para espeto e diversos tipos de grelhas e chapas)

Além disso, esse tipo de churrasqueira assa uma quantidade pequena de alimento, e não atende um grande número de pessoas. E, assim como as demais, gera certa quantidade de fumaça no preparo das carnes.

Investir em uma Gengiskan é garantia de satisfação

Assim como qualquer outro produto, existem, sim as desvantagens, que devem ser levadas em conta no momento da compra. Mas, sem dúvidas, as vantagens sobre esse tipo de churrasqueira superam de forma exponencial as desvantagens e fazem valer muito a pena a aquisição.

A Gengiskan surgiu como uma inovação no mercado e vem conquistando cada vez mais adeptos no Brasil e em outros lugares do mundo. Ela democratiza o preparo dos churrascos e torna essa refeição acessível, tornando possível o preparo em qualquer lugar, seja em um pequeno apartamento, ou para uma pequena família que deseja se deliciar com um churrasco no almoço de domingo, ou simplesmente para quem deseja preparar um vegetal ou peixe assado sobre a grelha de ferro que transforma completamente o sabor dos alimentos deixando-os ainda mais especiais! A churrasqueira Gengiskan eleva a experiência culinária e faz com que cada refeição se torne um verdadeiro banquete de sabor e sofisticação.

Porque a churrasqueira Gengiskan tem esse nome?

A churrasqueira Gengiskan teve sua origem no Oriente, e seu formato imita o de um capacete de guerreiros da Mongólia, cujo maior representante foi Gengiskan. A história acerca desses guerreiros conta que, durante as guerras e combates com povos inimigos, os guerreiros utilizavam os próprios capacetes para preparar o alimento quando havia necessidade. Não é à toa que, se observar, você poderá notar uma enorme semelhança entre o formato da Gengiskan com um capacete usado por soldados nas guerras antigas. Dada a enorme influência de Gengiskan e o quanto a atitude de cozinhar nos capacetes para sobreviver, criou-se a churrasqueira que recebe o nome de um dos maiores guerreiros mongóis da história.

Quem foi Gengiskan?

Gengiskan, de nome original Temudjin, foi um jovem nascido na década de 1160, próximo ao rio Onon, na Mongólia. Esse jovem sofreu a rejeição de pessoas próximas, como seu clã e sua própria família, mas nem por isso deixou-se abater. Gengiskan conseguiu tornar-se líder de grandes grupos de guerreiros mongóis, e enfrentou os mais temíveis adversários existentes na época. Gengiskan, com a ajuda de grupos sob seu comando, derrotou a Muralha da China e estendeu o seu governo e império por um vasto território, alcançando quase a marca de vinte milhões de quilômetros. Gengiskan era conhecido por sua habilidade estratégica e pelo seu espírito de liderança, e contava com arqueiros extremamente hábeis em seu grupo de guerreiros. A história denomina Gengiskan como um dos comandantes militares mais bem sucedidos de toda a humanidade, e seu legado se estendeu por muitos e muitos anos.

2 comentários em “Churrasqueira Gengiskan: tudo que você precisa saber”

  1. Kázia Fernandes Palanowski

    Sobre guardar o Gengiskhan, vcs indicam apenas secar bem, mas assim ele enferruja (moro perto da praia). O que passar para proteger ao guardar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile