Pular para o conteúdo

Os benefícios de cozinhar em tacho de ferro

Cozinhar é uma arte e todo artista precisa de bons materiais para fazer um bom trabalho. Hoje o mercado oferece várias opções de utensílios de cozinha que fica até difícil escolher o que mais convém. Entre esses utensílios estão as panelas que são indispensáveis para a preparação de alimentos. Você pode encontrar panelas de todos os tipos de formatos e materiais diferentes como alumínio, antiaderente, cerâmica entre outros. Entre esses materiais você encontra o famoso tacho de ferro, que é o queridinho dos chefes de cozinha, por proporcionar um sabor e um aroma único à comida, sem falar na estética e na sustentabilidade. Com toda certeza é uma ótima opção para você que tem dúvida de qual material comprar.

Criada na China há 2000 anos atrás, no século XX, as panelas de ferro eram feitas somente de ferro fundido ou seja, em todo o mundo só havia panelas feitas com esse material. O tacho de ferro, mais conhecido como panela de ferro, é um item muito utilizado por cozinheiros e profissionais amadores.

Com o seu grande poder de chegar a altas temperaturas proporcionando muito mais sabor e deixando a comida aquecida por mais tempo, os benefícios dessa panela histórica vão muito além de uma comida saborosa.

Nada melhor do que poder cozinhar com utensílios de qualidade, o tacho de ferro é um desses utensílios de ótima qualidade e durabilidade e que ainda traz benefícios para sua saúde.

Neste artigo você vai encontrar informações muito úteis que vão te ajudar a entender os benefícios do tacho de ferro e suas características, te ajudando a cozinhar de forma simples e segura.

O que é um tacho de ferro?

O tacho de ferro nada mais é do que uma panela de ferro usada para preparar qualquer tipo de alimento podendo ser utilizada de várias formas. Você pode fazer ensopados, frituras, feijões, doces e até mesmo fazer sabão, entre outros.

Você com certeza vai se surpreender com a funcionalidade que essas panelas vai trazer para o seu dia a dia. Resistentes, lindas e de vários modelos, as panelas ou tachos de ferro vão dar um toque sofisticado deixando a sua cozinha aconchegante e irresistível.

Matéria prima dos tachos de ferro

Antes de adquirir qualquer produto é preciso ter certeza da sua segurança. É fundamental saber a origem, o material usado e a forma que é feito. Feitas de ferro fundido as panelas ou tachos de ferro são muito resistentes e duráveis, pois são feitos com material de alta qualidade, sendo assim uma ótima aquisição pois durará a vida toda.

Você pode encontrar no mercado vários modelos unitários como cacarola, frigideiras, entre outros, ou até mesmo o conjunto completo com diferentes itens, podendo escolher a que mais se identificar. Os preços também são bem acessíveis para um produto tão bom e com tantos benefícios.

Benefícios de cozinhar em tachos de ferro

Ter uma vida saudável requer muito esforço, que é necessário para ter uma vida longa e saudável. Preparar uma refeição requer muito cuidado na hora de escolher os alimentos. É preciso selecionar o que traz benefícios para nossa saúde, como frutas, verduras e legumes.Também é preciso de um ambiente limpo e adequado para o preparo das refeições.

Mas cozinhar vai muito além de selecionar alimentos saudáveis, e ter um ambiente adequado, é preciso também escolher utensílios que ao serem aquecidos não tragam danos à nossa saúde.

A maioria dos produtos usados em utensílios de cozinha contém materiais que ao serem aquecidos liberam substâncias que vão para o alimento e para o ar e que o seu uso a longo prazo, podem causar danos permanentes à saúde.

A panela ou tacho de ferro é um item comprovadamente seguro e não trará nenhum dano à saúde. Os tachos de ferro ao serem aquecidos liberam uma quantidade significativa de ferro, suficiente para o corpo humano. E estudos recentes também mostraram que além do ferro, o tacho de ferro também libera o manganês nos alimentos.

O manganês é um nutriente que ajuda em diversas funções do organismo, como a formação de ossos e do sistema reprodutor, metabolismo, combate os radicais livres, pois é um ótimo antioxidante.

As panelas ou tachos de ferro possuem uma alta durabilidade e com ótimo custo benefício. Sem dúvida o tacho de ferro é um excelente e maravilhoso utensílio que não pode faltar na sua cozinha.

Vantagens de cozinhar em tachos de ferro

São várias as vantagens de ter um tacho de ferro na sua cozinha, para facilitar a sua vida e trazer mais sabor às suas receitas e benefícios à sua saúde. Abaixo vamos listar 5 de algumas dessas vantagens:

 

  1. Preços acessíveis;
  2. Mantém os alimentos aquecidos por mais tempo;
  3. Ela mantém o cozimento uniforme;
  4. Alta durabilidade podendo durar por toda vida;
  5. Libera quantidade de ferro nos alimentos, quando é aquecida ;

Como cuidar do tacho de ferro

O tacho de ferro é um utensílio de fácil higienização, podendo ser higienizada com produtos simples que você tem em casa. Você só vai precisar de sabão neutro, bucha macia, vinagre, azeite, óleo ou banha.

Para manter as suas propriedades e sua durabilidade, o tacho de ferro também precisa de cuidados adequados.

Na hora de lavar você só vai precisar de sabão neutro e uma esponja macia, além disso, é importante secar a panela de forma adequada. Para curar ou temperar a panela de ferro você deve utilizar água morna e sabão depois de secar e untar com azeite, óleo ou banha.

Para evitar a ferrugem você deve misturar água com vinagre e deixar ferver por 3 minutos, depois com uma esponja você vai passar por toda panela, depois é só secar na chama do fogão e colocar no fundo da panela filtro de café. Fazendo dessa forma você vai garantir a durabilidade e propriedades do tacho de ferro.

Neste artigo você entendeu um pouco mais sobre os benefícios do tacho de ferro, esse produto surpreendente e que vai trazer vários benefícios a sua vida. Esperamos que você tenha gostado desse artigo e que essas informações lhe tenham sido úteis.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.